Personagens de Oração do Amor Selvagem: Pastor Kurtz

Personagens de Oração do Amor Selvagem: Pastor Kurtz

Poucos dias depois os atentados em Paris, coincidentemente estreou na Mostra Internacional de São Paulo ‘Oração do Amor Selvagem’. O filme, que tem em sua narrativa uma forte mensagem sobre como a intolerância religiosa pode ser perigosa na sociedade, é inspirado livremente em fatos reais ocorridos no interior de Santa Catarina.

A coincidência foi lembrada pelo ator Ivo Müller (Tabu), interprete do Pastor Kurtz em ‘Oração …’. Müller acredita que o filme estreou em um momento adequado, pois além do período conturbado que o mundo vive, galgado em guerras ‘santas’, no Brasil, a religião está se tornando lei, “com deputados e senadores que dizem defender causas em nome de Deus”.

 

Ivo Müller interpreta o Pastor Kurtz em Oração do Amor Selvagem

Müller destaca ser importante trazer à tona estas questões, pois temos uma história construída sobre crimes de intolerância religiosa e racismo. Ele comenta haver na história de Santa Catarina uma mancha na guerra da Guerra do Contestado, onde se pensou na ideia de uma limpeza étnica, em deixar o interior de SC mais branco.

Há, para ele, um contra censo quando o assunto é intolerância. Em casos como o de Paris, onde o assunto tomou as redes sociais, se via pessoas discutindo um crime motivado por intolerância, porém sem respeitar a opinião do outro. “É intolerância na discussão sobre intolerância. Então o que a gente pensa é o seguinte: será que melhoramos, será que evoluímos?”, questiona.

Müller afirma ser papel da arte mostrar o mundo como espelho, “como disse Shakespeare, em Hamlet”, explica. Ele finaliza: “tenho certeza que o filme é impactante a ponto de gerar essa reflexão em todos os que forem ao cinema. É importante que as pessoas saiam do cinema com perguntas, não com respostas”.

Oração do amor Selvagem, que estreia nesta quinta-feira (10) em todo o país, tem debates programados em São Paulo dia 08, Rio de Janeiro dia 11 e Florianópolis, na segunda dia 14.



Veja também:



Publicidade
Top