Filmes que voam disponibiliza conteúdo gratuito e acessível para cegos e surdos

espiríto de porco

Filmes que voam disponibiliza conteúdo gratuito e acessível para cegos e surdos

Na foto aparece um leitão à esquerda olhando para a câmera em um corredor de uma granja. Na imagem também está disposto no canto inferior direito o tradutor em libras, vestindo uma camiseta preta.

Há cinco anos a Filmes Que Voam (FQV) iniciou o projeto para levar entretenimento audiovisual para deficientes visuais e auditivos; a iniciativa ‘Uma plataforma web de conteúdo audiovisual acessível’ que pode atender, segundo dados do IBGE, até 15 milhões de brasileiros.

Para Chico Faganello, diretor-presidente da FQV, trabalhar com acessibilidade é muito entusiasmante, pois se está trabalhando com desafios de expressão. Ele destaca que a ideia do projeto é ampliar e levar a este público o conceito de imagem e ausência de imagem, som e silêncio que são trabalhados no cinema. Segundo Faganello, trabalhar estes pontos com a acessibilidade é muito gratificante, pois ela permite criar muito.

Hoje estão disponíveis no canal do Youtube da Filmes Que Voam mais de 20 filmes nacionais com versões para cegos e surdos, entre eles o documentário Espírito de Porco; o longa, com versão em libras, retrata a jornada de um porco que ao narrar sua própria história nega que a sua espécie seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial, e demonstra que a responsabilidade pelas desgraças é dos seres humanos.

O canal da Filmes que voam pode ser acessado no endereço:
https://www.youtube.com/user/Filmesquevoam/



Veja também:



Publicidade
Top Skip to content