Documentário ‘Entre Gerações’ promove encontro de adolescentes e idosos no Ribeirão da Ilha

Documentário ‘Entre Gerações’ promove encontro de adolescentes e idosos no Ribeirão da Ilha


Adolescentes se reúnem com idosos
Entre Gerações, o novo projeto da Filmes que Voam, realizado no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, tem por objetivo aproximar alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica Batista Pereira com idosos do Lar São Francisco.

Segundo Raquel Matiola, supervisora escolar, ao receber a idéia da Filmes Que Voam imediatamente percebeu que ela poderia ser aproveitada para debater um dos principais temas discutidos na escola, as dificuldades de relacionamentos. Ela explica que a iniciativa de aproximar os jovens dos idosos leva em conta uma questão geográfica e pela possibilidade de continuidade do projeto, uma vez que ambas as instituições fazem parte da comunidade do Ribeirão.

Ela comenta que ao apresentar a idéia aos alunos, percebeu ótima aceitação. “O retorno foi tão positivo que já pensamos em realizar o projeto todos os anos com alunos dos 9ºs anos”.
A experiência girou e torno do estudo de história: os alunos assistiram com os idosos o filme Novembrada, que fala sobre a ditadura militar no Brasil, e fizeram perguntas a eles sobre o período para desenvolver trabalhos dentro do Escola.

As filmagens, iniciadas na última quinta-feira (12), estão sendo finalizadas com a proposta de registrar este encontro. Para Marli Schmidt, orientadora educacional, fomentar a comunicação entre as gerações irá possibilitar a troca de saberes e experiências e, além disso, “os adolescentes passam a ver a velhice como algo natural e de forma positiva, que precisa de atenção, respeito e cuidado”, salienta ela.

“Nossa idéia é simples: usar o cinema para aproximar as pessoas, não importa a idade”, diz Chico Faganello, idealizador da experiência. “É um projeto pioneiro, que pretende ser avaliado e aperfeiçoado. Estamos felizes com o entusiasmo e a aceitação dos profissionais e estudantes da escola e do Lar São Francisco”.

O documentário ‘Entre Gerações’ dirigido por Chico Faganello, e patrocinado pela Da Magrinha, será exibido em 2016.



Veja também:



Publicidade
Top