CURSO ACESSIBILIDADE AUDIOVISUAL
Logotipo da Filmes Que Voam. Em branco, sobre fundo preto, todos os produtos audiovisuais em todas as telas já podem ser acessiveis para pessoas com deficiênciais visuais e auditivas. Use a tecnologia e dialogue com cerca de 20 milhões de novos consumidores de filmes e vídeos. No cinema, na Tv e na Internet. Os depimentos são de Nicoly, que sinaliza em Libras, tem cerca de 30 anos, é loira, de cabelos longos e olhos verdes, e está sentada em uma cadeira preta com encosto alto em seu quarto, com uma televisão desligada na parede e, na mesa, um notebook que tem ao lado lápis e um estojo coloridos. Micheli tem cerca de 30 anos cabelos pretos até os ombros, usa óculos, veste uma camisa jeans de mangas curtas, e está sentada à frente de um mosaico fora de foco. Darley tem entre 25 e 30 anos, barba preta e cabelos castanhos escuros. Está na sala do apartamento, veste camiseta cinza e está sentado à frente de um vaso com uma planta verde que fica ao lado da TV. Luan Vinícius tem entre 20 e 30 anos, usa boné preto e tem cabelo e barbas pretos e também usa camiseta regata preta. Está ao lado de uma TV pendurada na parede, acima de um teclado.
O curso “Produção e distribuição de conteúdos com acessibilidade na cadeia produtiva do audiovisual brasileiro: da criação ao consumo” contempla 132 horas-aula, distribuídas em 4 módulos e objetiva a formação e capacitação da indústria audiovisual para inserção de acessibilidade em todos os seus produtos em todas as mídias e ambientes de conteúdo audiovisual, em qualquer janela – das salas de cinema à web. Com simples log in e senha, os estudantes poderão acessar os conteúdos em qualquer lugar e a qualquer hora, inclusive do celular, assistir as aulas gravadas, fazer exercícios e participar de aulas ao vivo com professores.
O curso tem dois objetivos principais: reposicionar a acessibilidade na indústria audiovisual, trazendo-a para um lugar de destaque, desde o início das produções, para que as produtoras economizem e trabalhem com mais facilidade e qualidade, e também aumentar o mercado – seja dos produtos audiovisuais ou das propagandas e de vídeos institucionais.
Com aulas gravadas e ao vivo, o curso trata de libras – língua brasileira de sinais – , audiodescrição e legendas para surdos e ensurdecidos em todas as suas etapas na cadeia produtiva do audiovisual, e também tem aulas com outros temas que estimulam a reflexão e a prática sobre distribuição. Já não existem limitações técnicas para que filmes, séries e propagandas – todo e qualquer produto, seja numa sala de cinema ou num telefone celular – não seja acessível e atinja cerca de 16 milhões de novos consumidores que, no Brasil, estão praticamente banidos da indústria do entretenimento.
Os pré-requisitos para os participantes são a formação superior completa ou em andamento e disponibilidade para pesquisa. A partir do final de outubro, e até 2021, serão novos conteúdos mensais.