Com locações nas cidades catarinenses de Chapecó e Piratuba, o curta-metragem Clareando traz em sua trama a história de Clara (Letícia Persiles), uma garota que vive em uma cidade média e passa a receber intrigantes mensagens anônimas, que dão rumos inesperados para sua vida.
O roteiro foi escrito pela então estudante de Cinema Fabiane Bardemaker Batista. “É uma abordagem que trata das questões da vida pós-moderna, onde as mídias eletrônicas e as redes sociais isolam as pessoas com um falsa sensação de conexão”, conta a roteirista.
O filme é do gênero drama, tem duração de 16 minutos, e foi produzido coletivamente por acadêmicos da especialização em Cinema e Realização Audiovisual, da universidade Unochapecó, durante os anos de 2014 e 2015. O curta tem circulado pelo Brasil através de seleções e exibições em festivais de cinema. Recentemente foi premiado como “Melhor Curta Nacional” no Festival da Lapa, no Rio de Janeiro, escolhido através de júri popular.
“Clareando foi um experimento de produção mais democrática em sua realização, com a equipe trabalhando de forma coletiva através de uma hierarquia mais horizontal, com os colegas participando, criando e tomando decisões fora de suas funções específicas dentro do filme”, explica o diretor José Boita, também estudante de Cinema na época. O filme traz referências de O Lobo da Estepe, do escritor Hermann Hesse, das teorias de modernidade líquida, do sociólogo Zygmunt Baumann e também do filme Stalker, do diretor Andrei Tarkovski.
Elenco
Além da atriz de renome nacional, Leticia Persiles, o elenco é composto por atores e atrizes da região Oeste de Santa Catarina, selecionados de acordo com as características dos personagens do filme. Completam o elenco os atores Henrique Sagave, Milton Muniz, Kauê Neckel e as atrizes Emanuele Mattiello Sinarmi Christine e Gabriela Soares Brum.

Ficha Técnica
Direção: José Boita
Co-direção: Julherme J. Pires
Assistente de direção: Lisa Viana
Roteiro: Fabiane Bardemaker
Direção de produção: Daniel Merlini
Produção executiva: Sabrina Zimmermann
Direção de arte: Catiane Pereira; Camila Zani Pazzim; Maria Carolina Bonamigo; Noberto Cavasin; Sonia Loren; Rosi Medina Cristofori
Direção de fotografia: Augusto Zeiser; Tiago Both
Design de som: Guilherme Conrado; Mister G Comunicação Sonora
Som Direto: Guilherme Conrado; Antonio Pelegrini
Trilha Sonora Original: Jakson Kreuz
Montagem e Finalização: Fabiane Bardemaker
Produção: Camila Zani Pazzim; Elizandra Gomes Vieira; Fernanda Diemer; Lisa Viana; Luiz Barp
Arte Gráfica: Fernanda Diemer
Comunicação: Catiane Pereira; Fernanda Diemer; José Boita; Julherme Pires; Sabrina Zimmermann;
Fotos Promocionais: Eleci Alves
Orientação acadêmica: André Arieta

Comentários

comentários