Capacitação de cegos para a indústria audiovisual: Curso de Introdução para Consultores em Audiodescrição. QUERO ME INSCREVER. De 18 a 22 de fevereiro de 2019. Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC Florianópolis.
Imagem: Brunno Martins.

#PraTodosVerem: Cartaz retangular e horizontal, com as informações em letras amarelas destacadas sobre imagem em preto e branco. Fotografia da audiodescritora Márcia Caspary em meio a pessoas com fones receptores. Levemente voltada para à esquerda, ela sorri, está com um microfone headset, um tablet na mão direita e o braço esquerdo aberto. Márcia é branca, de cabelos pretos ondulados, usa óculos de grau e blusa preta sem mangas. À sua frente, em primeiro plano, o rosto de um rapaz de perfil que a observa ao lado de uma jovem negra voltada para à esquerda. Ao fundo, um muro grafitado. No topo, em duas linhas: CAPACITAÇÃO DE CEGOS PARA A INDÚSTRIA AUDIOVISUAL. CURSO DE INTRODUÇÃO PARA CONSULTORES EM AUDIODESCRIÇÃO. Dentro de um retângulo amarelo ao centro: Quero me Inscrever. No rodapé: De 18 a 22 de fevereiro de 2019. Associação Catarinense para Integração do Cego, ACIC Florianópolis

Inscrições encerradas para o curso presencial. Quer receber uma versão on-line e com acessibilidade das aulas do curso? Então acesse o link bit.ly/adcursoonline

 

O CURSO

O curso de introdução para consultores em audiodescrição é gratuito e objetiva apresentar as técnicas da audiodescrição e capacitar o aluno para a atuar nesse campo de trabalho, produzindo e validando a audiodescrição em diferentes produtos como filmes, peças de teatro, materiais fotográficos, obras de arte, eventos ao vivo e outros. As demandas para os recursos de audiodescrição – principalmente no audiovisual – vem crescendo nos últimos anos e este é mais um campo de trabalho possível para os participantes. Os recursos de acessibilidade na indústria audiovisual são uma exigência legal no Brasil. Emissoras de TV e salas de cinema devem exibir produtos acessíveis. O curso tem uma dinâmica com aulas teóricas, atividades práticas e uma visita a um estúdio de gravação, e será ministrado pelo audiodescritor consultor Felipe Mianes, com a participação da locutora e audiodescritora Márcia Caspary e da psicóloga da ACIC, Carla Azevedo, que também é audiodescritora de eventos ao vivo e gravados.

 

PERFIL DO PROFESSOR

Felipe MianesFelipe Mianes é graduado em História, Mestre e Doutor em Educação. É audiodescritor consultor e tem experiência em audiodescrição de diferentes produtos, além de ministrar cursos sobre este recurso. Atuou como consultor no filme “Teu mundo não cabe nos meus olhos”, no espetáculo de dança “Não me toque estou cheia de lágrimas”, na peça de teatro “Pois é, vizinha”, na exposição fotográfica “Sombras e lugares”, dentre outros projetos.

#PraTodosVerem: Foto colorida e circular do rosto de Felipe Mianes, sorridente. Felipe é moreno, tem o rosto arredondado, cabelos bem curtos, pretos e uma leve entrada do lado esquerdo. Olhos pequenos, nariz triangular e lábios finos. Está de terno preto sobre camisa de gola branca. Ao fundo, desfocados, uma folhagem e um quadro.

MOSTRE SEU INTERESSE PARA ACESSO ÀS AULAS ON-LINE

 

PERFIL DOS ALUNOS

O curso é específico e direcionado para pessoas com deficiência visual que tem interesse em atuar como consultores em audiodescrição e para pessoas sem deficiência visual que pesquisam, trabalham ou tem interesse em trabalhar na área. As vagas são limitadas (20 vagas para a pessoa com deficiência visual e 10 vagas para a pessoa sem deficiência).

 

LOCAL, DATA E HOSPEDAGEM

Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC
Rodovia Virgílio Várzea, 1300, Bairro Saco Grande – Florianópolis – SC.
Telefone: (48) 3261-4500.
De 18 a 22 de fevereiro, das 8h às 18h. Não será oferecido transporte.

CURSO GRATUITO E COM APOIO DA ACIC PARA REFEIÇÕES E HOSPEDAGEM
Hospedagem na ACIC: R$60,00 a diária. Inclui café da manhã, almoço e coffee break à tarde. Pagamento direto à ACIC em dinheiro ou cartão.
Alunos não hospedados podem ter as refeições na ACIC por R$10,00 (pagamento direto à ACIC em dinheiro ou cartão) incluindo café da manhã, almoço e coffee break à tarde.

Para informações sobre a hospedagem da ACIC:
Telefone: +55 48 32614500 – falar com Claudionor ou Adilson
Email: alugasesuite@gmail.com

 

PRÉ REQUISITOS

Ensino Médio completo; domínio da Língua Portuguesa falada e escrita; conhecimentos básicos de informática – edição de texto, envio e recebimento de e-mail e navegação na Internet. Interesse por cinema, séries e novelas. Também será necessário preencher um termo de cessão de imagem, pois o curso será gravado e posteriormente disponibilizado gratuitamente na internet.

 

PROGRAMAÇÃO

Segunda-Feira (18 de fevereiro de 2019)

Apresentação. O que é a audiodescrição. Histórico da audiodescrição no mundo e no Brasil. Políticas públicas e legislação em acessibilidade (ênfase em AD). Diretrizes de AD no Brasil e no Mundo.

Terça-feira (19 de fevereiro  de 2019)

Conceitos e Elementos básicos do Cinema. Quais são os tipos de Audiodescrição. A equipe de audiodescrição. Qual é o papel do Audiodescritor. O Roteirista na AD de filmes. Qual é o papel do Consultor na AD de Filmes. O audiodescritor e a narração.

Quarta-feira (20 de fevereiro  de 2019)

Audiodescritor e a produção/divulgação. Audiodescrição de imagens estáticas. Filme com AD – curta metragem. Filme com AD – Longa metragem e séries. Elaboração de roteiros de AD. Passos para tornar um filme acessível (Roteirização, Locução, Edição, Distribuição).

Quinta-feira (21 de fevereiro de 2019)

Atividades práticas: produção de roteiro, revisão e gravação. Visita a estúdio – Gravação de roteiro.

Sexta-feira (22 fevereiro de 2019)

Edição de roteiro gravado. Apresentação e avaliação das atividades práticas. Encerramento.

 

CERTIFICADOS E CARGA HORÁRIA

O curso terá 40 horas de duração e certificados (serão certificados os participantes que cumprirem pelo menos 80% da carga horária completa).

 

 

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Para mais informações entre contato com a equipe da ACIC
e-mail: lidianeccosta@hotmail.com, psi.carlaazevedo@gmail.com
Telefone ou whatsapp: +55 48 8445-1415 (Lidiane Costa); +55 48 9117-9943 (Carla Azevedo)

Realização: ACIC, Filmes que Voam, FCC - Governo do Estado de Santa Catarina